Embu das Artes terá 743 novas moradias do Minha Casa, Minha Vida

Embu das Artes foi contemplada com 743 novas unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), em anúncio feito pelo Ministério das Cidades na terça-feira (2). A informação foi publicada no Diário Oficial da União e faz parte de um pacote nacional que prevê a construção de 5.250 moradias em 16 estados e no Distrito Federal.

Essas unidades em Embu das Artes integram a linha de atendimento Entidades, destinada a famílias com renda mensal de até R$ 2.850,00. O modelo funciona por meio de organizações sem fins lucrativos que representam e organizam os beneficiários.

Impacto local

Com a autorização, Embu das Artes figura entre os municípios paulistas com maior número de unidades anunciadas nesta etapa, ficando à frente de cidades como Diadema (293 unidades) e Bragança Paulista (120). Apenas a capital paulista recebeu mais moradias (529) em comparação com Embu.

O projeto vai beneficiar diretamente milhares de moradores do município que aguardam por uma moradia digna, representando um avanço significativo no enfrentamento ao déficit habitacional local.

Contexto nacional

De acordo com o Ministério das Cidades, entre 2023 e 2025, já foram selecionadas 49.400 moradias na modalidade Entidades do MCMV em todo o país. Além de São Paulo, outros estados como Bahia, Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro também foram contemplados nesta etapa.

O governo federal reforça que os agentes operadores e financeiros devem cumprir prazos técnicos e jurídicos para garantir a formalização e execução dos contratos.

Sandra Pereira

Comentários